Inicio Continente Sociedade e Ambiente Com os produtos Continente, reciclar é mais fácil

Com os produtos Continente, reciclar é mais fácil

O Continente vai passar a incluir nas embalagens dos seus produtos um conjunto de instruções para ajudar os consumidores a fazer a preparação e a separação das embalagens, esperando assim ajudar a aumentar a taxa de reciclagem em Portugal. Esta nova iconografia, desenvolvida em conjunto com a Sociedade Ponto Verde (SPV), pretende sensibilizar para a importância do ato de reciclar, mas também incentivar cada consumidor a adotar comportamentos mais amigos do ambiente.

Que informação inclui a nova iconografia dos produtos Continente?

Nas embalagens dos produtos Continente estão presentes ícones que incluem a informação sobre o componente, o material de que é composto, o tipo de preparação necessária e o ecoponto em que a embalagem deve ser colocada. Assim, facilmente o consumidor percebe qual o melhor tratamento a dar a cada embalagem.


Apesar de haver uma crescente preocupação ambiental, ainda são mais as embalagens de plástico que vão parar a aterro do que as que vão para o ecoponto. As dúvidas em relação ao processo da reciclagem e à separação dos vários componentes ainda são muitas e esta iconografia presente nos produtos Continente permite esclarecer as questões que existem no exato momento em que estas surgem, ou seja, quando descartamos as embalagens. Ajudam, assim, a reciclar mais e melhor.

Compromisso em tornar todas as embalagens de produtos Continente recicláveis

O compromisso do Continente passa por tornar todas as embalagens de produtos Continente recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025 e está, por isso, a trabalhar na eliminação dos plásticos considerados problemáticos, a aumentar os níveis de plástico reciclado incorporado e a garantir a reciclabilidade efetiva das suas embalagens. Com esta medida, além de recicláveis, as embalagens dos produtos Continente serão, efetivamente, recicladas. Estão agora a chegar às lojas os primeiros produtos com a nova iconografia e a marca prevê que, ao fim de dois anos, já os consiga encontrar em todas as embalagens das prateleiras.

Uma iniciativa desenvolvida por todos, para todos

Esta iconografia de reciclagem, que será aplicada a todos os produtos Continente, foi desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV) e com um contributo fundamental dos consumidores. Uma iniciativa que pretende essencialmente conferir às embalagens um maior potencial de reciclabilidade e, por outro lado, tornar mais simples, percetível e clara ao consumidor toda a iconografia relacionada com a separação seletiva. Com a SPV foi feito um trabalho completo, que passou não só pelo desenvolvimento de sinalética e de mensagens relativamente à separação na fase pós-consumo, mas também por uma abordagem de raiz na conceção e desenho das embalagens.

A conceção da iconografia foi ainda alvo de estudos aprofundados junto dos consumidores, que foram convidados a desenhar estas instruções para várias tipologias de produtos do Continente. Desde a importância das cores à escolha de palavras simples e expressões claras, os consumidores ajudaram a definir a informação mais relevante sobre como se deve reciclar cada produto.

É essencial evitar o desperdício e garantir que o plástico não termina no meio ambiente. Para tal, é importante acelerar a transição para uma economia circular em plásticos que só é possível com o envolvimento de todos, desde fornecedores aos consumidores. Este ciclo começa com o desenho de embalagens recicláveis, cujos materiais podem ser reciclados e posteriormente incorporados em novas embalagens, permitindo ganhar uma nova vida. Porém, todo este ciclo só se torna possível com o devido tratamento das embalagens por parte do consumidor, que deve reciclar devidamente os produtos.

Faça também parte desta iniciativa e partilhe com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais. Desta forma, todos contribuímos para tornar o mundo mais sustentável.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...