Inicio Lifestyle Destinos e Viagens As praias de Portugal para conhecer este verão

As praias de Portugal para conhecer este verão

Quando se tem mais de 900 quilómetros de costa, com praias de areia branca e fina, e imensos rios que oferecem praias paradisíacas no meio da natureza, escolher uma para visitar é uma tarefa difícil, tal é a oferta. Conheça seis praias, marítimas e fluviais, que pode visitar e desfrutar este verão.

6 praias de Portugal que deve visitar

1. Praia Fluvial da Fraga da Pegada

Situada em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, encontra-se a praia fluvial da Fraga da Pegada, considerada a praia fluvial da Europa com mais bandeiras azuis averbadas. Possui um microclima com temperaturas agradáveis, e é sempre vigiada na época balnear. A praia fluvial da Fraga da Pegada, tem ainda uma piscina flutuante, para além de excelentes condições para desfrutar da natureza em segurança e com tranquilidade.

2. Praia Fluvial do Trabule

Em Sátão, no distrito de Viseu, encontra-se a Praia Fluvial do Trabule, que, recentemente, foi distinguida pela Agência Portuguesa do Ambiente pela sua elevada qualidade para banhos, juntamente com mais cinco praias fluviais da região de Viseu. Também aqui a vigilância está assegurada, mas apenas entre as 12h00 e as 19h00, até ao dia 31 de agosto. Situada a cerca de 10 quilómetros do centro de Sátão, a praia de Trabule tem uma capacidade máxima de 679 pessoas.

3. Praia Fluvial do Alfusqueiro

Já no distrito de Aveiro, fica a Praia Fluvial do Alfusqueiro, mais concretamente na freguesia de Préstimo (Águeda), na estrada que liga Macieira de Alcôba a Valongo. Em vários pontos do rio formam-se línguas de areia e nas suas margens as árvores proporcionam sombras aos banhistas e um ambiente de tranquilidade inigualável. O espaço foi intervencionado recentemente, havendo agora mais lugares de sombra, relva natural e areia fina nas margens. Há ainda um bar de apoio com esplanada, um parque de merendas e WC.

4. Praia da Amália

Saltando para as praias de mar, visite a Praia da Amália, em Brejão, S. Teotónio, concelho de Odemira, no litoral alentejano. Esta praia deve o seu nome ao facto de ser o retiro da maior fadista portuguesa, Amália Rodrigues. A praia é selvagem e para a encontrar é preciso percorrer um trilho ladeado por um riacho e túneis formados pela vegetação. Uma íngreme escadaria e algumas cordas permitem o acesso à praia. Cereja em cima do bolo é a cascata cuja água chega ao solo aquecida pelo efeito do sol na parede da falésia.

5. Praia da Costa Nova

Mais a norte, pode desfrutar da Praia da Costa Nova, em Ílhavo, cujo ex-libris são os palheiros de madeira, pintados às riscas de cores fortes alternadas com o branco. Banhada por um mar agitado, muito apreciado pelos surfistas, a Praia da Costa Nova possui um vasto areal. E se de um lado a Costa Nova é banhada pelo Atlântico, do outro surge a Ria de Aveiro, com as suas águas tranquilas, ótimas para a prática de vela e windsurf.

6. Praia do Ribeiro de Cavalo

Voltando a descer no mapa, temos a praia que é, talvez, um dos segredos mais bem guardados do litoral português: a praia do Ribeiro de Cavalo, em Sesimbra. Para lá chegar é necessário percorrer a pé um trilho pela serra de cerca de 15 minutos, ou ir de barco.  O local é calmo e aprazível, o mar é tranquilo e a água límpida e cristalina, de cores intensas e exóticas. Para a descobrir, é preciso ter algum espírito de aventura e uma mochila com tudo o que é necessário para passar o dia, já que por ali não há bares ou salva-vidas. Essencial é ter um calçado confortável, próprio para caminhadas, pois é preciso escalar a rocha.

Aproveite os dias de calor nestas maravilhosas praias portuguesas com belíssimas paisagens. Com características únicas, são perfeitas para desfrutar de bons momentos. Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares e comecem já a preparar o roteiro de férias com paragem em algum destes lugares.

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...