Inicio Lifestyle Gastronomia World of Wine nasce em Gaia e mostra o melhor do vinho...

World of Wine nasce em Gaia e mostra o melhor do vinho do Porto

O Porto, sendo já um destino imperdível para os amantes do vinho do Porto a nível internacional, merecia um projeto como o World of Wine (WOW). Trata-se de um quarteirão cultural e turístico em pleno coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia.

Situado na margem sul do rio Douro, possui uma vista deslumbrante sobre a Ribeira e a Ponte D. Luís I. O World of Wine é constituído por seis experiências e nove restaurantes, bares e cafés. Inclui ainda uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos.

Requalificação das caves do vinho do Porto para o World of Wine

Este projeto único foi responsável pela reabilitação e requalificação de antigas caves de vinho do Porto, dando-lhes uma nova vida, e está enquadrado na classificação de Potencial Interesse Nacional (PIN). A sua missão é reforçar a oferta cultural e museológica da cidade, bem como enaltecer o potencial da região em áreas como o vinho, a indústria e o património.

Gastronomia aliada ao vinho

O World of Wine conta com 6 experiências que permitem aos visitantes apreciar conceitos bastante distintos assim como vários restaurantes, bares e cafés que conjugam a gastronomia com o vinho do Porto.

A praça ao ar livre é o ponto central do novo quarteirão e a vista é o seu maior ex-libris. Esta praça está servida de várias soluções de restauração. Por entre as várias opções disponíveis, encontra uma seleção cuidada de vinhos, o bom café português, doces, snacks rápidos, e saladas frescas e nutritivas. Seja qual for o apetite ou desejo, encontra a sua resposta nos vários restaurantes ou bares do World of Wine.

Desta oferta, destacamos um restaurante de alta gastronomia, o 1828 e um restaurante vegetariano, o Root & Vine. Tem também um restaurante com comida tradicional portuguesa e duas opções para refeições mais rápidas.

Restaurante 1828

O restaurante 1828 é uma opção que une a beleza da vista exterior da cidade invicta com a Ribeira do Porto e o rio Douro e a elegância que marca a decoração interior. A carta destaca-se pelos pratos de gastronomia fina e muda conforme as estações do ano. Sempre sem esquecer a harmonização com os vinhos do Porto.

Restaurante Root & Vine

O restaurante Root & Vine é uma excelente opção para os vegetarianos por ter um conceito inclusivo. Tem a possibilidade de juntar diferentes proteínas para que grupos de pessoas com opções alimentares diferentes se possam juntar neste restaurante.

Degustação de vinhos

Sendo este quarteirão agora completamente devotado ao vinho do Porto, porque não experimentar o Angel’s Share? O seu nome deriva do processo de evaporação que acontece quando o vinho envelhece nos barris. É um bar vínico onde estão disponíveis os melhores vinhos do mundo servidos a copo, sem esquecer a boa harmonização com tábuas de queijo e enchidos da região.

Experiências para todos os gostos

Este quarteirão tem atualmente várias experiências que certamente irão agradar a todos os gostos. Destacamos aquelas que poderá considerar mais interessantes no conceito gastronómico e vínico.

Wine Experience

A Wine Experience pretende desmistificar o vinho. Para isso, será possível saber mais sobre os seus agentes principais – o solo, o clima, as uvas, mas também sobre todos os processos que decorrem e interferem na qualidade do néctar até ele chegar ao copo.

The Bridge Collection

O The Bridge Collection faz jus ao nome do CEO do WOW, Adrian Bridge, que é proprietário de uma coleção de enorme valor de copos e taças de vinho. É uma das mais abrangentes coleções privadas de copos do mundo, com mais de mil copos em exposição. Alguns exemplares remontam a 7000 a.C.

The Chocolate Story

O The Chocolate Story é o spot ideal para deixar o chocolate derreter na boca e dar conforto à alma. Aqui, o visitante consegue perceber as origens dos chocolates apresentados, assim como harmonizá-los com os melhores vinhos da região. Assista ainda, em tempo real, a todos os processos de transformação das sementes de cacau em chocolate.

Certamente que terá ficado com uma imensa vontade de visitar o projeto World of Wine em plena berma do rio Douro. Aproveite e dedique uns dias para conhecer igualmente a região envolvente e tudo o que esta tem para oferecer.

Se gostou destas sugestões, porque não partilhar com os seus amigos e conhecidos?

ÚLTIMOS ARTIGOS

3 compotas fáceis e deliciosas para o outono

Agora que estamos no outono, há várias receitas que nos dão prazer a fazer e posteriormente a comer. A compota é uma...

Sopa da Pedra Rápida

A sopa da pedra é uma das sopas mais típicas da cozinha portuguesa. Apresentamos-lhe a receita com toda a informação necessária para...

O que é a intolerância à lactose?

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, a intolerância à lactose afeta cerca de um terço da população portuguesa. Saiba o...

Bolo de Peras e Gengibre

A combinação entre a pera Rocha e o gengibre é absolutamente deliciosa! Experimente fazer esta receita de bolo de pera Rocha e...

Conheça as massas de leguminosas e cereais Continente Equilíbrio

A marca Continente Equilíbrio foi renovada recentemente para que pudesse oferecer uma gama de produtos nutricionalmente ainda mais equilibrados. Melhorias foram feitas...