Inicio Lifestyle Moda e Beleza Como tratar da manicure sem sair de casa

Como tratar da manicure sem sair de casa

Seja porque temos uma emergência ou simplesmente porque não temos possibilidade de ir a uma manicure profissional, não devemos deixar de cuidar das nossas unhas e mãos. Mesmo em casa, e seguindo algumas dicas, podemos tratar das nossas unhas e garantir que temos as mãos sempre bonitas.

O que é preciso para fazer a manicure em casa?

Antes de tudo, precisamos ter o material necessário em casa. Não é preciso muito, mas existem utensílios básicos essenciais para o cuidado com as unhas, como:

  • Lima com diferentes faces
  • Alicate de unhas
  • Algodão
  • Acetona
  • Espátula de cutículas
  • Vernizes
  • Base transparente
  • Top coat
  • Óleo de amêndoas doces

Passos para tratar da manicure

1. Remover o verniz com acetona

Caso tenha verniz nas unhas, e depois de lavar bem as mãos, convém removê-lo com acetona e algodão para que as unhas fiquem sem qualquer vestígio de verniz antigo.

2. Lime as unhas conforme o tamanho e formato que desejar

Com uma lima de unhas, adapte o tamanho e o formato ao que tem por hábito usar. Lembre-se que, se tem unhas fracas e quebradiças, não deverá deixá-las muito compridas, pois o risco de se partirem será maior. Se achar necessário, com a espátula de cutículas e o alicate, retire cuidadosamente o excesso de cutícula, sem retirar demasiado para evitar fazer feridas.

3. Passe uma lima suave sobre as unhas

Se tem uma lima em cubo com diferentes faces, utilize a face suave para passar na superfície das unhas, de forma prepará-las para o verniz. Certifique-se de que a lima é suave e não faça demasiada pressão para não danificar as unhas.

4. Passe uma camada de base antes de aplicar o verniz de cor

Aplicar uma camada de base transparente nas unhas antes de aplicar o verniz de cor faz com que o verniz fixe melhor e dure mais tempo. Além disso, protege a unha da cor do verniz mantendo-a com a sua cor normal e sem manchas.

5. Aplique o verniz de cor

Nesta fase, escolha a cor de verniz desejada e aplique uma primeira camada em todas as unhas.  Comece cada pincelada pela base até à ponta da unha, sempre na mesma direção. Depois de deixar secar durante dois ou três minutos, passe uma segunda camada, para deixar a cor bem lisa e uniforme.

6. Limpe o verniz que possa ter ficado à volta das unhas

Principalmente quando escolhemos cores escuras, é normal ficar com algum verniz à volta das unhas. Para retirar esse excesso de verniz, utilize um pau de laranjeira ou um palito pequeno. Enrole na ponta mais fina um bocadinho de algodão embebido em acetona e limpe delicadamente.

7. Aplique uma camada de top coat

Já com o verniz de cor praticamente seco, passe uma camada de top coat. Este verniz transparente mantém as unhas impecáveis, garante que todo o verniz seque mais rápido e torna a cor mais intensa. Este é o pormenor que dá um acabamento bonito, brilhante e profissional.

8. Finalize com a hidratação das cutículas

Para ficar com as mãos bem bonitas, passe umas gotas de óleo de amêndoas doces nas cutículas assim que o verniz estiver bem seco. Este pormenor mantém as pontas dos dedos hidratadas e com um aspeto muito mais saudável.

Como tirar verniz gel em casa?

Se tem verniz gel e pretende tirar o gel para iniciar um processo de verniz normal, saiba que também o pode fazer em casa. Utilize uma lima áspera para raspar a superfície da unha e remover parte do verniz de gel. De seguida, molhe um bocado de algodão, ou um disco, em acetona e coloque sobre a unha. Sem tirar o algodão, envolva a ponta do dedo em papel de alumínio e faça o mesmo para todas as unhas. Aguarde 10 a 15 minutos para que a acetona faça efeito e solte o verniz gel. Retire o alumínio e, com a ajuda de um palito de madeira, retire todo o verniz que estiver nas unhas. Depois deste processo, utilize uma lima suave para uniformizar a superfície das unhas e siga o processo de manicure normal.

Fazer a manicure em casa é muito simples e garante que tem sempre as suas mãos e unhas bonitas, mesmo quando não tem oportunidade de ir a uma manicure profissional. Se achou estas dicas úteis, partilhe-as. Basta utilizar os botões abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Os benefícios e características do pêssego

Pelo seu aroma delicado e sabor irresistível, o pêssego tornou-se muito popular em todo o mundo. Devido à sua designação científica, Prunus...

Porco Ibérico: conheça esta carne tenra e suculenta

A carne de porco ibérico é proveniente de animais cruzados de raça ibérica pura finalizada com macho raça “duroc”. O cruzamento destas...

Queijo de Serpa: conheça tudo sobre este queijo DOP

O Queijo de Serpa é um queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) com inspiração no queijo da Serra da Estrela. No entanto,...

Utensílios e facas que apreciadores de queijo devem ter em casa

Tábuas, facas de diversos feitios, raladores, bandejas, fondues… Não faltam utensílios ao serviço dos queijos. Se é um apreciador de queijo, conheça...

Beringelas Recheadas com Arroz de Tomate e Queijo Feta

Estas beringelas recheadas com arroz de tomate e queijo feta são uma receita rápida, saborosa e prática e o resultado deixa qualquer...