Inicio Saúde e Bem-Estar Nutrição Como recuperar dos excessos do Natal?

Como recuperar dos excessos do Natal?

Concluída a quadra festiva, é altura de retomar os hábitos mais saudáveis para recuperar dos típicos excessos de Natal.

O Natal é a época do ano em que menos cuidamos da nossa saúde e alimentação. Os convívios e festas arrastam-se por todo o mês de dezembro e os pratos e doces tão desejados mantêm presença constante em qualquer mesa. O que é certo é que o corpo ressente a quebra da rotina e é necessário ter alguns cuidados após as festas.

Dicas para recuperar dos excessos de natal e adquirir hábitos mais saudáveis

Organize a sua despensa e frigorífico

Para readquirir os bons hábitos alimentares que a quadra natalícia costuma fazer esquecer, comece por organizar a sua despensa e frigorífico. Nada como voltar a arrumar os alimentos para ver o que está “escondido” nas prateleiras.

Planeie as suas refeições

Tendo em conta o que ainda tem em casa, faça uma previsão do que irá consumir nos dias seguintes. Elabore um plano semanal de refeições com a máxima variedade possível. Procure alternar ao longo dos dias a carne e o peixe, ovos e até incluir pratos vegetarianos.

Varie também nos acompanhamentos. Garanta que não faltam sopa e legumes nas suas refeições e finalize a mesma com fruta da época.

Esta planificação permitir-lhe-á controlar as suas compras e garantir que compra apenas o que irá realmente consumir, sem que haja grandes desperdícios ou gastos desnecessários.

Cumpra com a lista de compras

Com base no plano de refeições que elaborou, crie uma lista de compras e guie-se por ela. Não compre alimentos desnecessários e lembre-se que as decisões que toma durante a ida às compras têm impacto não só na sua alimentação como também na alimentação da restante família. É fundamental fazer escolhas conscientes e acertadas.

Não vá às compras com fome

Todos sabemos que, quando vamos às compras com fome, tendemos a comprar mais do que precisamos. É também mais provável que compremos snacks doces e salgados do que fruta e legumes. Evite tentações e não vá às compras quando tem fome.

Prefira fazer compras regularmente

Não deixe passar muito tempo entre as compras que faz, pois terá a tendência a adquirir mais produtos supérfluos e menos frescos.

Consulte sempre o rótulo dos alimentos

Pode parecer algo difícil e que ocupa muito tempo, no entanto, saber ler os rótulos dos alimentos tem inúmeras vantagens. Ao interpretar a informação presente no rótulo sabemos o que estamos a consumir e conseguimos garantir que fornecemos ao nosso corpo os nutrientes necessários.

Agora que já sabe o que ter em conta na sua próxima ida às compras, traga um carrinho cheio de saúde! Aproveite e visite a Feira Vida Saudável nas lojas Continente onde encontrará tudo o que precisa para fazer uma alimentação saudável e recuperar dos excessos do Natal e Ano Novo.

Partilhe este artigos com os seus amigos e familiares para que todos saibam como voltar à rotina da melhor forma.

Artigo anteriorPanquecas de Maçã e Iogurte
Próximo artigoPão de Sementes

ÚLTIMOS ARTIGOS

Batido na taça de banana, framboesas e aveia

O batido na taça, ou smoothie bowl, é um pequeno almoço fresco e delicioso. Mais consistente do que um batido de beber,...

4 tipos de sacos de pano para reduzir o plástico no dia-a-dia

A quantidade de plástico descartado todos os dias é significativa e, com a crescente consciencialização, a procura por alternativas mais sustentáveis começa...

As características e origem do queijo Serra da Estrela

O queijo da Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo hoje reconhecido a nível internacional...

Continente reforça produtos portugueses para apoiar produtores

Num momento crítico, desencadeado pelo surto do novo coronavírus, declarado como pandemia mundial, ajudar os produtores portugueses no escoamento de produtos essenciais...

Como fazer o planeamento da ementa semanal familiar

Fazer o planeamento de uma ementa semanal para toda a família pode ser muito vantajoso. Permite organizar melhor a semana, adotar hábitos...